Para os gateiros a chegada de um novo gato em casa gera um misto de emoções, principalmente quando há outros gatos na residência. Ao mesmo tempo que a chegada de um novo felino é sinal de alegria e afeto, há as diversas questões relacionadas à adaptação desse novo indivíduo aos demais da casa, e esse período pode ser desafiador para gatos e humanos.
Na natureza, gatos de diferentes origens se consideram inimigos e competidores de território e recursos como alimento, áreas de descanso seguras, assim como acesso a parceiros sexuais. Essa rivalidade não é diferente em ambiente doméstico. Quando temos gatos que já habitam a casa e trazemos outro felino de diferente origem eles poderão conflitar imediatamente ou emitir sinais mais sutis de desconforto que após algum tempo passam a gerar estresse e conflitos, que podem ser diretos (perseguições, patadas, vocalizações e brigas) ou indiretos (encaradas, bloqueios, isolamento, entre outros). A tensão e estresse social podem levar a outros problemas comportamentais e de saúde como: eliminação em local inadequado, agressividade com humanos, comportamentos compulsivos, cistite idiopática, questões gastrointestinais, etc.
Uma pesquisa realizada em 2020 por Elzerman e colaboradores detectou que as casas multi-cats (com mais de um gato) que apresentavam conflito entre os gatos, os primeiros sinais de agressividade foram perceptíveis desde a adaptação.
Já falamos aqui em nossa coluna sobre importantes passos para uma adaptação bem-sucedida (caso você esteja iniciando uma adaptação de um gato em uma casa com outro pet, confira a matéria neste link).
O processo de adaptação entre os gatos é de extrema importância para que eles tenham uma boa relação social, sem conflitos, mas muitas vezes pode ser desafiador para alguns tutores realizarem esses passos. Alguns tutores colocam em prática a adaptação gradativa, mas acabam não conseguindo uma relação harmoniosa entre seus gatos, o que podemos fazer a partir dessa situação? Abaixo estão algumas dicas importantes para que os gatos venham a ter uma relação harmoniosa sem conflitos:
O processo de adaptação de um novo gato pode ser lento, mas ele deve ser gradativo e por tempo indeterminado, pois é necessário que os felinos se sintam seguros em relação a esta convivência para que ela seja harmoniosa. Para que haja bem-estar social entre os gatos é importante que haja gradatividade, associações positivas e segurança, cada gato terá seu tempo e sua personalidade única impactando no processo.
Por:
Juliana Damasceno
Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia
Fundadora da Wellfelis Comportamento e Bem-Estar Felino
Pesquisa citada:
Elzerman, A. L., DePorter, T. L., Beck, A., & Collin, J. F. (2020). Conflict and affiliative behavior frequency between cats in multi-cat households: a survey-based study. Journal of feline medicine and surgery, 22(8), 705-717.
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Vou viajar, posso levar meu gato?
Gatos são territoriais e preferem ficar em casa. Cat sitters, como os da WellFelis, oferecem cuidados personalizados, garantindo conforto e saúde. Planeje com antecedência para férias tranquilas!
Brincar com o gato utilizando laser faz mal?
Gatos precisam simular caça para bem-estar; laser pode frustrar por ser inalcançável e levar a comportamentos repetitivos. Prefira brinquedos com "presa" que completem a caçada, como varinhas com penas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: