Gatos são animais extremamente territoriais e se sentem muito seguros em seu próprio ambiente, portanto a melhor alternativa durante uma viagem é procurar um cuidado ideal para o período de ausência. Atualmente cresce o número de profissionais especializados em cuidados pet, os pet sitters, e para gatos há a exclusividade da prestação deste serviço de cat sitter. A WellFelis, empresa pioneira em atendimento especializado para gatos, atende mais de 200 casas durante o período de final de ano em São Paulo e Ribeirão Preto, proporcionando conforto e segurança para gatos e gateiros durante os atendimentos de cat sitting. O atendimento envolve mais do que a manutenção de recursos como caixa de areia, água e comida.
Os gatos são avaliados comportalmente durante todo o atendimento para a garantia do bem-estar. As aproximações e interações com os felinos são realizadas da maneira ideal para criação de vínculo e atividades interativas que visam a estimulação de comportamentos naturais são colocadas em prática para o benefício da saúde mental e física dos indivíduos. Para encontrar o profissional ideal em sua região, busque nas redes sociais por “pet sitter” ou “cat sitter” e entenda a especialização e experiência do profissional, assim como as indicações do serviço. Quanto mais conseguir se programar com antecedência para agendar o serviço, melhor será a experiência para tutores e gatos, pois o profissional terá tempo hábil de realizar uma visita para conhecer a casa e a rotina do felino, assim como iniciar as primeiras interações positivas com ele, para que o atendimento seja o melhor possível para os gatos.
Mas se ainda assim, contratar um profissional não for possível, e você decidir levar o felino na viagem, seguem algumas orientações fundamentais para que seja o menos estressante possível, ter seu gato saudável no trajeto e na adaptação ao ambiente que chegar. Alguns indivíduos terão melhor perfil para essa situação, gatos que se assustam facilmente com ruídos, pessoas desconhecidas e demais estímulos se estressarão muito com o deslocamento e adaptação no ambiente da chegada. O estresse causado por esta situação, pode adoecer o felino se tornando uma experiência negativa para tutores e gatos. Em contrapartida, felinos confiantes e sociáveis, aqueles mais exploradores e curiosos, podem até mesmo se beneficiar do passeio, desde que as medidas necessárias sejam colocadas em prática. Abaixo seguem 8 dicas essenciais para uma viagem tranquila com seu gato:
1. Escolha a caixa de transporte ideal
Opte por uma caixa de transporte espaçosa, ventilada e segura. Certifique-se de que o gato consegue se movimentar confortavelmente, mas sem excesso de espaço que permita que ele seja jogado durante o movimento do veículo. Forre o fundo com um tapete ou toalha macia que ele já conheça, pois o cheiro familiar ajuda a acalmá-lo.
2. Acostume o gato ao transporte
Se ele não está acostumado a usar a caixa, comece a introduzi-la semanas antes da viagem. Deixe a caixa acessível em casa, aberta, com brinquedos ou petiscos dentro, para que ele associe o espaço a algo positivo.
3. Garanta conforto durante o trajeto
• Temperatura: Mantenha o ambiente agradável, nem muito quente, nem muito frio.
• Som: Evite barulhos altos ou música em volume elevado no carro. Sons suaves e tranquilizantes podem ajudar. Recomendo a playlist específica para gatos do compositor: David Teie.
• Pausas (se possível): Em viagens longas, faça paradas a cada 2-3 horas para verificar como o gato está. Não o retire da caixa em ambientes desconhecidos, mas ofereça água se necessário.
4. Cuidados com alimentação
Evite alimentar o gato nas horas próximas à viagem, para prevenir enjoos. Leve água fresca e um pouco de ração e alimentos favoritos para oferecer após a chegada ou em paradas seguras.
5. Use feromônios calmantes (opcional)
Feromônios sintéticos de feromônio facial felino em spray, podem ajudar a reduzir o estresse durante o trajeto. Consulte seu veterinário sobre produtos adequados.
6. Consulte o veterinário antes da viagem
Verifique se as vacinas e a vermifugação estão em dia e discuta a possibilidade de usar medicamentos apropriados para enjoo e estresse.
7. Prepare o destino
Garanta que o local de destino seja seguro e adaptado para gatos. Leve itens familiares, como sua cama, arranhador e brinquedos, para que ele se sinta em casa. Mantenha-o em um ambiente fechado e tranquilo nos primeiros momentos, até ele se acostumar ao novo espaço. Cuide para que ele não tenha acesso a locais com rotas de fuga, seu gato pode se assustar e fugir do ambiente.
8. Evite estresse desnecessário
Durante a viagem, interaja com calma, falando com o gato em um tom de voz suave. Respeite seus limites e observe sinais de desconforto ou medo.
Com esses cuidados, a viagem pode ser uma experiência positiva tanto para você quanto para o gato. Planejar com antecedência é essencial para garantir que ele esteja confortável e seguro durante todo o trajeto.
Por:
Juliana Damasceno
Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia
Fundadora da WellFelis Comportamento e Bem-Estar Felini
Matilha Cultural realiza evento de adoção em parceria com Associação Natureza em Forma
Adoção na Matilha volta neste sábado (26), das 10h às 16h30, em SP. Ambiente acolhedor com cães soltos, arte e café. Adoções com triagem e taxa revertida para a ONG Natureza em Forma.
Governo Federal lança primeiro sistema nacional para cadastro de animais domésticos
Governo lança o SinPatinhas, sistema gratuito para cadastrar cães e gatos com RG Animal. Objetivo é combater abandono e maus-tratos, apoiar políticas públicas e mapear a população pet.
Pet Anjo lança o ‘’Eduque seu Cão’’, primeiro curso digital para tutores de cães
A Pet Anjo lança seu 1º curso digital para tutores, "Eduque seu Cão", com Daniel Svevo, focado em comportamento canino. São 2h de conteúdo prático por R$ 44,90, voltado a tutores e profissionais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: