Ao longo do ano, nas palestras que ministro e nas conversas que tenho, interajo com milhares de empreendedores. E quando chegamos em dezembro, sempre faço a mesma pergunta: vocês já estabeleceram as metas da sua empresa para os próximos 12 meses? Em geral, menos de 20% respondem afirmativamente.
Está claro que a maioria dos pequenos empresários não trabalha com planejamento estratégico, mas resolve os problemas à medida que eles aparecem ao estilo “deixa a vida me levar”. Isso é um erro!
Ter um plano de ação é fundamental para que os negócios prosperem. No setor pet, por exemplo, os donos de lojas precisam estimar gastos, reservar investimentos e se preparar para os diversos ciclos de mercado. As datas comemorativas, como dia das mães ou black friday, exercem enorme influência no varejo e devem ser pensadas com antecedência.
Como começar? Há muitos pontos e detalhes que devem ser discutidos e esclarecidos, mas, para simplificar, sugiro os seguintes passos iniciais:
• Estabeleça cinco objetivos para a sua empresa
• Liste esses objetivos por ordem de prioridade
• Defina metas que você possa mensurar
• Alinhe esse planejamento com a sua equipe
• Acompanhe o progresso
Vale lembrar que, para quem não tem um objetivo definido, qualquer caminho serve. Você, como líder, precisa se certificar que todos estão remando para o mesmo lado, e a melhor maneira de fazer isso é se comunicando com frequência com sua equipe.
Metas clara, relevantes e mensuráveis
Definir bem as metas é indispensável para todo e qualquer planejamento. Nesse sentido, a metodologia smart (esperto, em inglês) ajuda muito! Cada letra abrange um conceito, bem como perguntas que precisam ser feitas quando estipulamos objetivos.
S: De eSpecífico, pois a meta deve ser clara, direta e nada subjetiva
M: Mensurável, deve ser possível acompanhar o progresso
A: Atingível, porque não adianta criar uma meta impossível - isso não motiva, mas desanima
R: De relevante, já que deve ter um impacto direto nos indicadores da empresa
T: Temporal, com prazo marcado para ser alcançada; aqui pense também no esforço e no tempo necessários
Uma dica valiosa é quebrar as metas em micro-metas na hora de repassá-las à equipe. Em uma pet store, para mencionar um caso que me é familiar, em vez de indicar a um funcionário que ele deve vender R$ 200 mil em produtos, você pode falar em metas diárias de R$ 7 mil e especificar um portfólio ideal, entre banhos, pacotes de ração, brinquedos e coleiras.
Lembre-se que um líder diferenciado não fala somente a meta, mas de estratégias para atingi-la. Seja extremamente claro, até óbvio, com sua equipe. Além de melhorar as vendas, é possível, assim, melhorar a distribuição da receita do seu negócio.
Por fim, uma espécie de teaser para o meu próximo artigo: um planejamento muito rígido pode reduzir a criatividade e engessar o seu negócio. Para liderar com eficiência, às vezes, é preciso quebrar regras. Quais? Falo sobre isso em breve.
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
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