Como afirmei na minha última coluna, o segredo para a formação de um time de primeira está tanto no recrutamento como no treinamento. É preciso, em síntese, contratar o comportamento e treinar a técnica. No final das contas, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.
Parte fundamental da formação do novo funcionário, e mesmo dos antigos, está na correta orientação, na clareza com que você expressa o propósito, os objetivos e as metas da empresa, na comunicação transparente. Quando as pessoas sabem os motivos pelos quais estão fazendo determinada tarefa, o nível de engajamento e comprometimento dá um enorme salto.
No mundo de hoje, com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem sentido - e não somente pela remuneração oferecida. Por isso é tão importante que você:
● Explique como a sua empresa começou e por que começou - envolvendo as pessoas na sua causa;
● Explicite o que você, como líder, e a própria empresa esperam do colaborador;
● Enfatize a cada passo e em todo processo tanto o como quanto o porquê.
Um breve alerta: a compatibilidade entre os princípios da empresa e o perfil do colaborador deve ser completa. Já na etapa de seleção, a cultura precisa ser detalhada para que tanto o colaborador como a companhia avaliem se há convergência. Só assim a relação profissional poderá ser produtiva e duradoura.
Atitude de dono e meritocracia
Característica muito valorizada pelas empresas, a atitude de dono é uma espécie de sentimento de posse, isso é, quando o colaborador compartilha um sentimento de propriedade e age como se fosse, de fato, sócio do negócio - independentemente do seu nível de hierarquia. Trata-se de uma qualidade poderosa, que aumenta a produtividade e potencializa resultados. Uma das formas para ampliá-la é justamente a comunicação transparente.
Os seus colaboradores precisam saber como as coisas funcionam e, principalmente, quanto custa manter a "máquina" funcionando. Aqui na Petland&CO, por exemplo, abrimos muitos dos nossos números.
Por quê? Porque sso contribui na hora de traçar metas e cobrá-las, pois todos da empresa entendem como é essencial buscá-las e alcançá-las. Sabem que serão valorizados quando a empresa estiver bem e cobrados quando a empresa estiver mal – a famosa meritocracia.
A comunicação transparente, enfim, será decisiva para criar uma cultura meritocrática, para expandir o sentimento de dono, para potencializar crescimento e resultados. Ela vai incentivar os colaboradores, ajudar no seu desenvolvimento e, de quebra, levar a sua empresa para outro nível.
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
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