As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz. Essa frase do escritor e empreendedor Simon Sinek, quando compreendida e colocada em prática, tem o potencial de mudar radicalmente o engajamento da sua equipe e, por consequência, a lucratividade do seu negócio.
Saber delegar tarefas de maneira eficiente é uma das maiores habilidades que um gestor deve ter, mas só isso não basta. Os anos à frente da Petland&Co me ensinaram que uma missão dada pode até ser cumprida, mas só será executada à perfeição se quem recebê-la souber também por que ela é importante.
Para simplificar, darei um exemplo. Imagine um atendente/operador de caixa de um pet shop que, entre as suas funções, deve cadastrar todos os clientes que passam ali. Se não souber o motivo, ele aos poucos perderá a motivação e, por mais diligente que seja, deixará de pedir os dados de um ou outro comprador.
Agora, caso você vá até ele e explique que sua função é essencial para o bom funcionamento do negócio, pois, ao manter os dados atualizados, sabemos o que o que o cliente compra e, principalmente, o que não compra, e conseguimos oferecer um serviço personalizado... tudo muda!
Quando um líder não explica o porquê de determinado trabalho, a chance de ele ser mal executado é maior. Porém, quando o colaborador na ponta se sente empoderado, a tarefa tem mais chances de ser executada com qualidade.
Portanto:
O segredo para a formação de um time de primeira está tanto no recrutamento como no treinamento. E parte fundamental dessa formação está na correta orientação, na clareza com que você expressa o propósito, os objetivos e as metas da empresa. No mundo de hoje, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem algum sentido.
Em outras palavras, é preciso atentar ao como, mas sem nunca perder de vista o porquê. Lembre-se: No final das contas, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.
Concorda comigo?
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
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