Código Personalizado
Rodrigo Albuquerque

Quer uma equipe engajada? Mostre como fazer, mas explique o porquê.

Escrito por Rodrigo Albuquerque

08 FEV 2023 - 07H00 (Atualizada em 08 FEV 2023 - 17H38)

As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz. Essa frase do escritor e empreendedor Simon Sinek, quando compreendida e colocada em prática, tem o potencial de mudar radicalmente o engajamento da sua equipe e, por consequência, a lucratividade do seu negócio.

Saber delegar tarefas de maneira eficiente é uma das maiores habilidades que um gestor deve ter, mas só isso não basta. Os anos à frente da Petland&Co me ensinaram que uma missão dada pode até ser cumprida, mas só será executada à perfeição se quem recebê-la souber também por que ela é importante.

Para simplificar, darei um exemplo. Imagine um atendente/operador de caixa de um pet shop que, entre as suas funções, deve cadastrar todos os clientes que passam ali. Se não souber o motivo, ele aos poucos perderá a motivação e, por mais diligente que seja, deixará de pedir os dados de um ou outro comprador.

Agora, caso você vá até ele e explique que sua função é essencial para o bom funcionamento do negócio, pois, ao manter os dados atualizados, sabemos o que o que o cliente compra e, principalmente, o que não compra, e conseguimos oferecer um serviço personalizado... tudo muda!

Quando um líder não explica o porquê de determinado trabalho, a chance de ele ser mal executado é maior. Porém, quando o colaborador na ponta se sente empoderado, a tarefa tem mais chances de ser executada com qualidade.

Portanto:

  • Explique como a sua empresa começou e por que começou - envolvendo as pessoas na sua causa;
  • Explicite o que você, como líder, e a própria empresa esperam do colaborador;
  • Enfatize a cada passo, e em todo processo, tanto o como quanto o porquê.

O segredo para a formação de um time de primeira está tanto no recrutamento como no treinamento. E parte fundamental dessa formação está na correta orientação, na clareza com que você expressa o propósito, os objetivos e as metas da empresa. No mundo de hoje, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem algum sentido.

Em outras palavras, é preciso atentar ao como, mas sem nunca perder de vista o porquê. Lembre-se: No final das contas, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.

Concorda comigo?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Albuquerque, em Rodrigo Albuquerque

Quer uma equipe engajada? Mostre como fazer, mas explique o porquê.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.