Empreendedores pet e gestores de pet shops podem ter acesso a um formato de negócio mais acessível e sustentável. Novos modelos de lojas, como contêineres e unidades autônomas, começam a despertar atenção do setor. A estratégia é clara – driblar o peso crescente dos gastos e a concorrência das grandes redes.
Esses tipos de PDVs são mais compactos e modulares, ajudando a atenuar problemas como a limitação de espaços físicos, que acontece especialmente em cidades com maior densidade populacional ou um número maior de pet shops concorrentes no entorno. Além disso, suprem a crescente demanda gerada pelas vendas online, que vêm aumentando na escala de três dígitos.
Franquias buscam atrair empreendedores pet com esse formato
A Padaria Pet, rede de franquias especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos, implementou um projeto de contêiner para os franqueados. A concepção privilegia espaços para serviços de banho e tosa, além de uma área para venda de confeitos e bolos de aniversário para os pets.
Com o contêiner, a franquia espera chegar a 80 unidades até o fim deste ano e totalizar 150 até 2024. Hoje, a empresa tem 31 PDVs. O custo projetado para esse contêiner é de R$ 85 mil.
O franqueado tem ainda a possibilidade de alugar a estrutura por uma mensalidade de R$ 2 mil. O retorno do investimento gira em torno de dois a três anos. “Em até 60 dias a instalação é realizada. E por ter cerca de 12 m², a estrutura do contêiner se adapta a diversos locais”, conta Arquelau So, diretor comercial e de marketing da Padaria Pet. A primeira unidade neste formato será inaugurada na Granja Viana, na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo o executivo, o empreendedor pet tem maior liberdade para instalar esse PDV em áreas com fácil acesso e grande movimentação, como parques, hipermercados, áreas de convivência pet ou mesmo condomínios.
Lojas sem funcionários já são realidade
Já a Pet to Go iniciou operações com três lojas autônomas em São Paulo, como uma espécie de projeto-piloto. As unidades estão em postos de combustíveis em dois bairros da zona sul da capital paulista – Chácara Flora e Vila Andrade – e também na cidade de Ribeirão Preto (SP).
As lojas autônomas funcionam com base no conceito Scan&Go, em parceria com a empresa de tecnologia ONII. Na prática, as unidades permitem que o cliente escaneie os itens de sua preferência e efetive a compra diretamente pelo dispositivo, sem filas ou intervenção de um atendente.
“Donos de pet precisam de praticidade e comodidade, aliadas a uma boa experiência de compra. Por isso, estamos apostando em uma solução que alia o digital com o físico de forma segura, automatizada e ainda com estacionamento”, comenta Tom Ricetti, sócio-fundador da ONII.
Nas unidades, é possível encontrar uma série de itens, entre eles, rações, snacks, roupinhas, brinquedos, acessórios, alguns produtos medicamentosos, como coleiras e xampus antipulgas.
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