O mercado de rações para gatos deve ultrapassar o de cães, conforme aponta levantamento da PremieRpet, empresa especializada em alimentos para pets. Esse crescimento deve-se aos estilos de vida da maior parte dos tutores, urbanos modernos e agitados.
De acordo com dados mais recentes do IBGE, em 2019, o Brasil contava com 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos. Estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Comac (Comissão de Animais de Companhia) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, projeta um aumento de 26% até 2030 – com a expectativa de que o número de cães chegue a 70 milhões e o de gatos a 41,6 milhões.
Mas como não há dados exatos sobre o total de animais de estimação no país, as estimativas sugerem que esses números sejam ainda maiores. A Abinpet e o Instituto Pet Brasil (IPB), por exemplo, indicam que, entre 2022 e 2023, a população de cães cresceu 2,8%, atingindo 62,2 milhões. Já o contingente de gatos avançou 5,4%, saltando de 29,2 milhões para 30,8 milhões.
“Em outros países, o mercado de alimentos para gatos já é maior, mas no Brasil, os cachorros sempre dominaram. Contudo, é bem provável que isso se equilibre no futuro, já que o gato vem ganhando cada vez mais espaço nas residências brasileiras”, analisa Fernando Jun Suzuki, diretor comercial da PremieRpet.
Esse cenário reflete a atenção que os alimentos para gatos têm recebido dentro do segmento de pet food, especialmente por atenderem a necessidades distintas em comparação aos cães, como a saúde do pelo e o paladar mais exigente.
Oportunidade no mercado de rações para gatos
Empresas como a Brazilian Pet Foods já percebem essa tendência, pois existe uma lacuna entre os produtos disponíveis no mercado e as expectativas dos tutores de gatos.
Dorie Zattoni, médica veterinária da companhia e colunista do Panorama PetVet, ressalta que os tutores de gatos estão cada vez mais exigentes em relação à alimentação de seus animais. “A demanda por rações mais naturais e orgânicas, com menos aditivos e conservantes, está crescendo, além da procura por alimentos específicos para gatos com alergias ou doenças crônicas”, diz.
Indústria de pet food com mais de 30 anos de trajetória e sede em Arapongas (PR), a Brazilian Pet Foods conta com mais de 500 produtos e dispõe de cinco marcas voltadas para os felinos.
O futuro da alimentação de gatos
Uma pesquisa recente divulgada pela Cargill vai ao encontro das projeções do mercado e indica que, nos próximos anos, os donos de gatos estarão mais focados na saúde cognitiva e emocional de seus pets. Isso levará a uma maior personalização dos alimentos para esses animais.
Outro ponto relevante é a mudança no comportamento dos tutores em relação às refeições. Espera-se que, no futuro próximo, muitos gatos tenham refeições mais sofisticadas, com tigelas personalizadas que combinem receitas funcionais, alimentos úmidos e toppings.
Estudo aponta as 7 melhores farmácias online para pets
O mercado pet cresce com destaque para farmácias online, práticas e eficientes. Destaques: Chewy (receitas e suporte), Allivet (entrega automática), PetMeds (serviços online), Petco (recompensas), PetSmart (serviços extras), Walmart (perfil online) e PetCareRX (descontos e suporte).
Advento dos planos de saúde pet atrai o Banco Inter
O Banco Inter, pioneiro em planos de saúde pet, oferece opções acessíveis (R$ 19 a R$ 90) via app, em parceria com a Petlove. Com 3.800 clínicas credenciadas, atende 35 milhões de clientes.
Marcas de ração travam disputa por engajamento digital
Levantamento da Zeeng analisou o engajamento digital de marcas de ração. PremieRpet lidera no Instagram com 242 interações. Royal Canin destaca-se no Facebook com 4,1M seguidores.
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