Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Purina PetCare passou a fazer parte do portfólio da Nestlé em 2001. A companhia suíça adquiriu a empresa pela bagatela de US$ 11,2 bilhões (R$ 55,4 bi ao câmbio de hoje). O valor da compra é bem inferior ao patamar de faturamento atual da divisão de pet food, cuja receita chegou a US$ 21,3 bilhões no ano passado – o equivalente a R$ 105,7 bi.
O mercado pet liderou também o crescimento orgânico da multinacional em 2023, com alta de 12,1% em relação a 2022. Como parâmetro, os produtos de confeitaria registraram avanço de 8,5%. A Purina PetCare integra marcas como Purina One, Purina Pro Plan e Friskies.
Segundo o relatório, a performance positiva está relacionada à pronta resposta da Nestlé em atender ao crescente interesse por produtos nutricionais mais saudáveis e suplementação para animais de estimação.
O faturamento da área de pet food poderia ser ainda maior sem o impacto da inflação para o aumento global de preços. O reajuste médio na Nestlé foi de 7,5%, mas alcançou 9,3% no caso do portfólio para animais de estimação. “A inflação sem precedentes nos últimos dois anos aumentou a pressão sobre muitos consumidores e impactou a procura de produtos alimentares e bebidas”, admitiu o CEO Mark Schneider.
Mercado pet brasileiro ganha valor na estratégia da Purina
O mercado pet brasileiro vem ganhando espaço na estratégia de expansão mundial da Nestlé, com aportes milionários. Em março de 2022, a multinacional injetou R$ 1,8 bilhão para erguer uma nova fábrica no país. A planta deve iniciar operações ainda neste primeiro semestre na cidade catarinense de Vargeão.
Em agosto do mesmo ano, a fabricante voltou a colocar a mão no bolso para investir em nutrição animal, com recursos de R$ 228 milhões destinados à ampliação da unidade produtiva de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Além da nova planta para a Purina, a Nestlé injetou R$ 1,1 bilhão em novas tecnologias e processos sustentáveis com foco na indústria 4.0. “Estamos acelerando os investimentos e antecipando projetos que vão nos permitir ampliar capacidades e suportar as estratégias de negócios que desenhamos para o período”, comentou à época Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Nestlé Purina PetCare
Fundação: 1894, com aquisição da Purina pela Nestlé em 2011
Faturamento: US$ 21,3 bilhões (R$ 105,7 bilhões)
Operação no Brasil: atuação no Brasil desde 1967, com uma planta em Ribeirão Preto (SP) e outra em implantação na cidade de Vargeão (SC)
Andipet apresenta inovações para o atacado pet
Andipet fará sua convenção anual na PET South America, com espaço exclusivo e Summit para networking. Lança base de dados do setor pet, podcast e amplia ações para fortalecer distribuidores.
Matilha Cultural realiza evento de adoção em parceria com Associação Natureza em Forma
Adoção na Matilha volta neste sábado (26), das 10h às 16h30, em SP. Ambiente acolhedor com cães soltos, arte e café. Adoções com triagem e taxa revertida para a ONG Natureza em Forma.
Governo Federal lança primeiro sistema nacional para cadastro de animais domésticos
Governo lança o SinPatinhas, sistema gratuito para cadastrar cães e gatos com RG Animal. Objetivo é combater abandono e maus-tratos, apoiar políticas públicas e mapear a população pet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: